top of page

Transtorno do estresse pós-traumático

O que é?


O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises.


Sintomas


Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer.


  • Sintomas de intrusão: O evento traumático pode reaparecer repetidamente na forma de memórias indesejadas involuntárias ou pesadelos recorrentes. Algumas pessoas têm flashbacks, durante os quais elas revivem os eventos como se eles estivessem realmente acontecendo em vez de simplesmente se lembrarem deles. É possível que a pessoa também tenha reações intensas a coisas que a relembrem do evento. Por exemplo, os sintomas de um veterano de guerra podem ser desencadeados por fogos de artifício, enquanto os de uma vítima de roubo à mão armada podem ser desencadeados quando ela vê uma arma de fogo em um filme.

  • Sintomas de esquiva: A pessoa evita de maneira persistente tudo – atividades, situações ou pessoas – que possa recordá-la do trauma. Por exemplo, é possível que ela evite entrar em um parque ou edifício comercial onde foi vítima de agressão ou evite falar com pessoas da mesma raça que a pessoa que a agrediu. Elas podem, inclusive, tentar evitar pensamentos, sentimentos ou conversas sobre o evento traumático.

  • Hiperexcitabilidade psíquica e  psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

  • Efeitos negativos sobre o pensamento e o humor: É possível que a pessoa não consiga se lembrar de partes significativas do evento traumático (um quadro clínico denominado amnésia dissociativa). A pessoa pode se sentir emocionalmente entorpecida ou desligada das outras pessoas. A depressão é comum e a pessoa afetada mostra menos interesse por atividades que costumava apreciar. A impressão que a pessoa tem sobre o evento pode ficar distorcida, o que a leva a se culpar ou culpar os outros pelo que aconteceu. Sentimentos de culpa são também frequentes. Por exemplo, é possível que a pessoa se sinta culpada por ter sobrevivido a situações em que outras morreram. Ela pode sentir apenas emoções negativas, como medo, horror, raiva ou constrangimento, e pode não conseguir sentir felicidade, satisfação ou amor.

  • Alterações no estado de alerta e nas reações: A pessoa pode ter dificuldade em adormecer ou se concentrar. Ela pode se tornar excessivamente vigilante quanto à presença de sinais de alerta de risco. É possível que ela se assuste facilmente. É possível que a pessoa se torne menos capaz de controlar suas reações, resultando em comportamento imprudente ou ataques de raiva.

Outros sintomas

Algumas pessoas desenvolvem atos rituais com a intenção de aliviar sua ansiedade. Por exemplo, é possível que vítimas de violência sexual tomem banhos repetidamente para tentar remover a sensação de sujeira. Muitas pessoas com TEPT usam álcool ou entorpecentes para tentar aliviar os sintomas e acabam desenvolvendo um transtorno devido ao uso de substâncias.


Diagnóstico


O DSM-IV (Manual de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças) estabeleceram os critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático.

O primeiro requisito é identificar o evento traumático (agente estressor), que tenha representado ameaça à vida do portador do distúrbio ou de uma pessoa querida e perante o qual se sentiu impotente para esboçar qualquer reação. Os outros levam em conta os sintomas característicos do TEPT.


Tratamento


O tratamento do transtorno de estresse pós-traumático pode ajudar adultos e crianças a ganhar o controle do medo e da angústia e a lidar com outros sintomas. Não hesite em consultar um profissional de saúde mental capacitado para que, juntos, vocês possam decidir a abordagem ou abordagens mais adequadas para suas necessidades.

O tratamento do transtorno de estresse pós-traumático pode envolver:


  • Psicoterapia - existem alguns tipos de psicoterapia úteis para o tratamento do transtorno pós-traumático. Algumas delas são focadas no trauma, ou seja, é dada ao paciente a oportunidade de compartilhar sua experiência. Embora o ato de recordar um evento traumático possa parecer intrusivo e desagradável, a exposição repetida a essas memórias de maneira segura e controlada é um mecanismo para enfrentar e superar o trauma. 


  • Medicação - antidepressivos, ansiolíticos e outros tipos de medicamentos são comumente usados para aliviar os sintomas do TSPT. Podem ser usados sozinhos ou junto com psicoterapia ou outros tratamentos.




DRAUZIO VARELLA. Transtorno do estresse pós-traumático. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-estresse-pos-traumatico/#:~:text=de%20situa%C3%A7%C3%B5es%20traum%C3%A1ticas.-,O%20transtorno%20do%20estresse%20p%C3%B3s%2Dtraum%C3%A1tico%20(TEPT)%20%C3%A9%20um,sua%20vida%20ou%20%C3%A0%20vida. Acesso em: 5 jul. 2020.


MANUAL MSD VERSÃO SAÚDE PARA A FAMÍLIA. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/ansiedade-e-transtornos-relacionados-ao-estresse/transtorno-de-estresse-p%C3%B3s-traum%C3%A1tico-tept. Acesso em: 5 jul. 2020.


PFIZER. TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/sistema-nervoso-central/transtorno-de-estresse-pos-traumatico-tspt. Acesso em: 5 jul. 2020.


3 visualizações0 comentário
bottom of page