top of page

Auto sabotagem

O que é auto sabotagem?


Auto sabotagem é quando criamos obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. Quando vê, já acha que não vai conseguir, seus pensamentos tomam conta de sua mente… você fica inseguro e pessimista. Isso é se sabotar, e desistir ou se depreciar é se boicotar.

Na grande maioria das vezes, perante a constante auto sabotagem da nossa vida, percebemos o que está acontecendo numa fase muito avançada. Isso acontece devido a hábitos e rotinas de pensamentos que se instituem e que minam a mudança de perspectiva e melhorias. Essa dificuldade de sair desse piloto automático te leva a se sabotar e a se boicotar.

Nesse ritmo de pensamento, cheio de vícios mentais, parece natural a forma como aceita as suas debilidades, incapacidades e inseguranças. Esse estado de aceitação confuso, funde-se a uma imagem depreciativa de si mesmo, comprovada pelo diálogo negativo e auto crítico.

A sua própria forma de pensar, suga-lhe a vida. Essa negatividade instalada é como uma erva daninha que cresce no quintal da sua casa, propaga-se rapidamente e toma o espaço só para ela. Mata a esperança e a oportunidade para a mudança.


Qual é a origem da auto-sabotagem?


A origem da auto-sabotagem pode estar lá atrás: na infância, no núcleo familiar que é onde adquirimos referências e construímos nossa base de percepção e atuação no mundo, incluindo traumas, assimilação de traços da personalidade de quem convivemos, sentimento de abandono, rejeição, culpa, entre outros anseios. Esse comportamento pode ser grave ao ponto de provocar obesidade, depressão, cardiopatias, transtornos de ansiedade, pensamentos suicidas, diabetes e, em casos mais graves automutilação, que é quando a pessoa cria flagelos físicos em si para se punir e liquidar com o sucesso e a felicidade em todos os planos da vida.


Como acontece a auto sabotagem?

    Uma  pessoa pode desenvolver  no decorrer da vida comportamentos repetitivos prejudiciais  e  passar a responder não de forma circunstancial, mas de um jeito automatizado.

     Às vezes,  esse aprendizado  pode vir da  fase  infantil,  quando a criança é controlada pelo adulto,  vindo a fortalecer a inadequação por experiências então adquiridas no decorrer da vida.

      O auto sabotador cria um teor relacionado a circunstâncias passadas e negativas,  que com o passar do tempo a mente impede que ele tome certas atitudes, mesmo sem razões lógicas aparentes. Ou também, pode ser que tenha acontecido algo na vida desta pessoa que remeteu a um sentimento de pouco valor.

      Quando o mínimo é aceito como “bom” a pessoa passa então a suportar tudo, mantendo esta repetição sem se atentar, pois já está acostumada com isso.

     Pode ocorrer de sentimentos como raiva, tristeza, frustração, ressentimento, culpa etc., contribuir fatalmente para a auto sabotagem.


Temas comuns no comportamento de auto-sabotagem


Existem alguns temas comuns no comportamento de auto-sabotagem:


  • Sabe que você deveria estar trabalhando em algo, mas continua adiando para começar a fazer.

  • Começa projetos, mas nunca termina.

  • Sente-se desmotivado ou incapaz de prosseguir, mesmo quando há muitas oportunidades interessantes.

Sonhos não realizados

  • Sonha em fazer algo, mas nunca faz nada a respeito.

Preocupação

  • Se preocupa com coisas que realmente não deveriam importar.

  • Teme que, se você falhar, os outros vão pensar menos de você.

  • Preocupa-se que, se você for bem sucedido, seus amigos não gostarão mais de você.

  • Duvida de si mesmo e de suas habilidades mesmo que você “saiba” que é muito capaz.

  • Sente-se estressado e ansioso e talvez sofra de depressão inexplicável ou ataques de pânico ao tentar conseguir algo importante para você.

Raiva

  • Usa uma comunicação agressiva e assertiva e não toma medidas para mudar isso.

  • Destrói relacionamentos com os outros (família, amigos, colegas de trabalho) com raiva, ressentimento ou ciúme.

Sentimentos de inutilidade

  • Exagera as conquistas de outras pessoas e diminui as suas.

  • Leva até críticas injustas ou equivocadas ao coração.

  • Deixa os outros te derrubarem.


Por que o auto boicote continua apesar dos danos?

     Algumas pessoas criam resistências com o que é novo, então, continuam com os comportamentos antigos mesmo que tragam tristeza, outras se acostumaram com a situação de nunca serem felizes de verdade, aliás, muitas nem sabem o que é ser feliz.

     Talvez de forma que não perceba, alguém pode agir por meio de auto sabotagens por temer arriscar-se e correr algum perigo. Porém, ao se prender a um problema a situação poderá sempre fazer parte da vida.

    Crenças negativas também podem tomar o controle e limitar a liberdade para escolher bem, pois controlam nosso comportamento. Por exemplo, se um jovem acredita que não passar no vestibular é algo ruim, poderá a partir disso fazer de tudo para evitá-lo, como: não se decidindo em escolher uma área, repetindo o ensino médio várias vezes, e assim por diante.

    Às vezes a pessoa repete o comportamento que já conhece para ficar bem, mesmo sendo algo negativo. De forma errada aprendeu que era a atitude certa a ser tomada, e neste caso, a desculpa é a resposta pronta para evitar a mudança.

      O resultado do auto boicote é negativo, podendo trazer sentimento de tristeza e desesperança.


Abandone a auto sabotagem. Mas como?


Determine e exercite em você que irá reiniciar sua vida, se proponha a novos hábitos de pensamento. Tendo noção que deve eliminar as falsas verdades que foram construídas (o que chamamos de padrões mentais, mindset) e que durante muito tempo orientaram as suas decisões e podem estar te travando.

Acredite em si. Faça coisas que melhorem a você mesmo. Torne-se o seu maior aliado. Invista na sua vida, você é o seu maior acionista. Quando perceber que está dando atenção a pensamentos pessimistas, mude o foco, respire fundo e mude o que está fazendo e pensando. Proponha-se novas alternativas do assunto em questão. Não as tendo no momento, se dê um tempo e respire. Volte nele (mentalmente) mais tarde.

Perceba a necessidade da ajuda da psicoterapia. Peça ajuda nesse processo de se conhecer e de melhorar. O psicólogo é o profissional certo para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento.






Atendimento Psicológico São Paulo.AUTO SABOTAGEM Aprenda a Exterminar. Disponível em: https://www.psicorientacao.com/auto-sabotagem. Acesso em: 20/07/2020


FM2S.Como reconhecer e superar a auto-sabotagem? Quebre esse ciclo! Disponível em: https://www.fm2s.com.br/como-reconhecer-e-superar-a-auto-sabotagem-quebre-esse-ciclo/. Acesso em: 20/07/2020


GAZETA DO TRIÂNGULO. Neuropsi – O que é auto-sabotagem?Disponível em:http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/neuropsi/neuropsi-o-que-e-auto-sabotagem/Acesso em: 20/07/2020

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page